A visita do presidente dos Estados Unidos, barack obama, ao Brasil resultou na assinatura de dez acordos e memorandos bilaterais envolvendo os dois países.
Um dos principais acordos prevê a criação da comissão Brasil-Estados Unidos para Relações Econômicas e Comerciais, que será responsável por deliberar a respeito de questões comerciais entre os dois países.
Segundo dois ítens do acordo, a comissão "identificará oportunidades para expandir o comércio bilateral e os fluxos de investimento" e "promoverá a remoção de obstáculos desnecessários ao comércio bilateral e ao investimento, particularmente no campo regulamentar".
O desequilíbrio nas relações comerciais - o Brasil atualmente tem déficit na balança comercial com os EUA - é uma das principais diferenças entre os dois países.
Os acordos foram assinados na manhã de ontem, sabado (19) pelo ministro das Relações Exteriores do brasil, Antonio Patriota, e pelo representante de comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk
Os acordos preveem parcerias em diversos setores, como aéreo e comercial. O embaixador dos Estados Unidos No Brasil, Thomas Shannon, também participou da assinatura dos atos.
Dilma e Obama não participaram da assinatura dos acordos, mas farão um cominicado conjunto em que devem ressaltar as necessidades de parceria entre os dois países.
Segundo o globo.com.


